terça-feira, 1 de março de 2011

Boiadeiro


01-   Firmeza (Angola)

Seu Ogum boiadeiro
Cruza este terreiro

Seu Ogum boiadeiro
Cruza este congaá

É La no céu
Aqui na terra
É no mar
Seu Ogum boiadeiro
Ele é mensageiro
De Pai Oxalá

02-    Coroa (ANGOLA)


A menina do sobrado
Mandou lhe chamar
Por seu criado                  bis

Eu mandi dizer a ela
Que estava vaquejando o meu gado 

Mas eu sou boiadeiro
Gosto mesmo de um samba arrojado

Mas eu sou boiadeiro
Gosto mesmo de um samba arrojado
Chamada


01-   (ANGOLA)
E quem vem lá
É dois ,dois de Ouro

Quem vem lá boiadeiro sou eu
A cancela do meio bateu
Sou eu boiadeiro sou eu -  bis

Boiadeiro ,boiadeiro
Sua boiada esparramada
Boiadeiro chama seu guia
E vai ver sua boiada               bis

02-   (BARRAVENTO)

Na minha boiada
Ainda me falta um boi
Oi me falta um
Oi me faltam dois

Na minha boiada
Me falta um boi
Oi me falta dois
Oi me faltam três

SAUDAÇÃO

01-   (BARRAVENTO) Chapéu de couro.

Eu tenho meu chapéu de couro.
Eu tenho minha guiada.
Eu tenho meu lenço vermelho.
Para tocar minha vaquejada.

02-   (CONGO) Cadê minha corda

Cadê minha corda
De laçar meu boi
O meu boi fugiu
Eu não sei pra onde foi

03-   (CONGO) Abre este campestre

Abre este campestre
Que eu quero passar

Quero ver meu gado
A onde ele está


04-    (NAGÔ) Sou um vaqueiro

Sou um vaqueiro do norte
Toco meu gado na estrada       bis

Eu sou boiadeiro
Boiadeiro tem boiada      bis

E boi, e boi
É quatro, é cinco
É três é dois

E boi, e boi
É quatro, é cinco
É três é dois

05-   (NAGÔ) Sou boiadeiro de mina

Sou boiadeiro de mina
Sou lá de mina Nagô     bis

Vim a ver menina
Na fazenda do senhor     bis

Vestida de blusa amarela
Sandália de couro cru           bis

Debruçada na janela
Em cima de um velho baú

Sou boiadeiro, boiadeiro sou
Sou boiadeiro da mina Nagô

01-    Mas ele veio pelo rio de contas

Mas ele veio pelo rio de contas
Vem caminhando por aquela rua
Olha que beleza
Seu boiadeiro no clarão da lua

02-   O meu sertão é alto

O meu sertão é alto Eu avisto o mar
E seu boiadeiro Filho de gangazubá

O meu sertão é alto Eu avisto o mar
Ele é boiadeiro Filho de gangazubá

O meu sertão é alto Eu avisto o mar
E seu Serra Negra Filho de gangazubá

O meu sertão é alto Eu avisto o mar
E seu Ventania Filho de gangazubá

03-   Zai, Zai ,zai

Zai, Zai ,zai
Boa noite meus senhores
Zai ,zai ,zai
Boa noite venham cá
zai,zai ,zai
Eu me chamo boiadeiro
zai ,zai ,zai
Aqui em qualquer lugar

zai, zai, zai
Não nego meu natural

04-   O, lá nas matas, lá na Jurema

O, lá nas matas, lá na Jurema.............bis
É uma lei severa, é uma lei suprema...bis

05-   Tava longe, tava longe
 
Tava longe, tava longe
Tava longe dessa terra      bis

Tava longe, tava longe
Tava longe tava em guerra     bis

06-    De manhã cedo na capela bate o sino

De manhã cedo na capela bate o sino
Seu boiadeiro veio aqui para rezar
Trabalhador não tem noite
Não tem hora
Galo cantou tá pronto pra trabalhar

07-   Seu boiadeiro por aqui choveu

Seu boiadeiro por aqui choveu ....bis

Choveu, choveu e água rolou
Foi tanta água que seu boi nadou

08-    Com meu chapéu de couro

Com meu chapéu de couro
Por Deus abençoado
Ao chegar peço licença
Para entrar nesse reinado      bis

Ele é da Bahia
Esse baiano vale ouro
Ele é da Bahia
Salve seu Chapéu de Couro    bis

09-    Ê boi ê boi ê boi

Ê boi ê boi ê boi
Eu vou buscar meu laço    bis

Eu perdi minha boiada
Na beirada do compasso     bis

Eu fui boiadeiro
Eu fui sim senhor    bis

Mas perdi tudo que eu tinha
Por causa de um grande amor   bis

10-    Nas tranças dos seus cabelos

Nas tranças dos seus cabelos
Eu bebi água do gravatá seu boiadeiro  bis

Nas tranças dos seus cabelos
Eu bebi água do gravatá seu boiadeiro
Eu bebi água do gravatá

11-     De lá vem vindo
De lá vem só
De lá vem vindo a força maior
De lá vem vindo
De lá vem só
De lá trazendo a força maior

12-  E lá no mato tem um boiadeiro

E lá no mato tem um boiadeiro
Ele é bonito e formoso
Como o raio do sol

13-  E como vai camarada?
E como vai camarada?
Eu vou indo
Eu venho aqui na pancada do sino

14-     Pedrinhas miudinhas

Pedrinhas miudinhas
Pedrinhas de Aruanda ê
Lajeiro tão grande
Tão grande de Aruanda ê    bis

Seu lajeiro é muito grande
 Tem pedrinha miúda
Tem pedrinha graúda            bis

15-  Sou brasileiro

Sou brasileiro
Sou brasileiro
Sou brasileiro imperador
Sou brasileiro o que é que eu sou?
Brasileiro imperador

16-    O, lapa, o lapa de Bom Jesus

O ,lapa, o lapa de Bom Jesus

O ,lapa, terra sagrada
Boiadeiro é quem nos conduz

17-   Boiadeiro no caminho toca o sino

No caminho Boiadeiro toca o sino
Ele é menino, mas já sabe trabalhar   bis

Seu moço toque a guiada
Seu boiadeiro do
Bom Jesus do Mariá

No caminho Boiadeiro toca o sino
Ele é menino, mas já sabe trabalhar   bis

18-   Salve boiadeiro

Salve boiadeiro salve a Boiada
Salve a Virgem Maria salve esta morada

Salve esta luz divina um rei lá na chapada
Salve a santa cruz salve a Virgem Imaculada

19-   E com um laço de couro fino

E com um laço de couro fino
Capote de pele quente
Seu Vaquejada já tá saindo
Sua boiada partiu na frente

20-    Não toque nesse boi

Não toque nesse boi
Esse boi é cruzado
Ele é de boiadeiro
Caboclo valente
De bico afiado
Se você precisar
Boiadeiro está aqui
Mas não toque no boi
A ponta da chibata pode te ferir

21-   Bóia, boiadeiro, boiadeiro bóia

Bóia, boiadeiro, boiadeiro bóia -bis

Seu contar minha vida boiadeiro chora-bis
22-   Cadê seu boiadeiro?
Cadê seu boiadeiro?
A onde ele está?

Ele tá fechando o corpo
Para trabalhar
Tange muito gado
Cura muita gente
Ele é Zé Boiadeiro
Que cabra valente

23-    Cadê minha corda de laçar

Cadê minha corda de laçar
meu boi
O meu boi fugiu
Eu não sei pra onde foi...bis

Abre esse campestre
Que eu quero passar
Quero ver o meu gado
Aonde ele está.....bis

Getruá, getruá
Minha corda é de laçar
Getruá, getruá
Aonde for eu vou buscar....bis

24-   Ai, patrão, mas eu também sei carrear

Ai, patrão, mas eu também sei carrear – bis

Com uma junta de Boi Preto
Outra junta de Boi Tatá
 Boto canga no Boi Preto
E vou puxar canavial    -bis


SUBIDA 

01-   Água no pé da gruta

Água no pé da gruta
Na gruta de Santa Cruz
Seu boiadeiro é hora, é hora
Sua guiada é de Jesus

02-   É hora é hora

É hora é hora
Galo cantou é hora, hora

É hora é hora
O galo canta é hora, hora

Seu boiadeiro já vai embora
Com Deus e Nossa Senhora

É hora é hora
O galo canta é hora, hora

Seu boiadeiro já vai embora
 Com Deus e Nossa Senhora

03-    Com a licença do Senhor

Com a licença do Senhor
Com a licença da Senhora
Vem rompendo a madrugada
Boiadeiro vai embora

04-    Mais um adeus, aleluia Adeus!

Mais um adeus, aleluia Adeus!
Vou pra Jurema
Quem vai embora sou eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário