domingo, 31 de julho de 2011

CABOCLO E CABOCLAS

Caboclos


São os nossos amados Caboclos os legítimos representantes da Umbanda, eles se dividem em diversas tribos, diversos lugares formando aldeias, eles vem de todos os lugares para nos trazer paz e saúde, pois através de seus passes, de suas ervas santas conseguem curar diversos males materiais e espirituais. A morada de caboclo é na mata onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, principalmente o milho, o vinho tinto para eles representa o sangue de Cristo, gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.


Existem falanges de caçadores, de guerreiros, de feiticeiros, de justiceiros; são eles trabalhadores de Umbanda e chefes de terreiros. São livres como os pássaros, sabemos que caboclo não é pai e nem mãe de ninguém, é muito confundido com o Orixá Oxoce, são simplesmente chefes de tribos e não donos de Coroa, pois a Coroa pertence ao Orixá do médio.
Sua gira é muito alegre, lembram as festas da tribo, cantam em volta do axé da casa como se estivessem em volta da fogueira sagrada, como faziam em suas aldeias. Tudo para os caboclos é motivo de festa como casamento, batizado, dia de caçar, reconhecimento de mais um guerreiro, a volta de uma caçada.
Estão sempre em busca de uma missão, de vencer mais uma demanda, de ajudar mais um irmão de fé. São de pouco falar, mais de muito agir, pensam muito antes de tomar uma decisão, por esse motivo eles são conselheiros e responsáveis. Por serem eles muito amigos, não perdoam que um filho de fé se esqueça deles e até diga que não gosta de caboclo.
Para nunca se esquecer:
"Se ele existe em você é porque tem que ficar, nunca deixem tirar pois se arrependerá para o resto de sua vida."
Os Caboclos de Oxoce são: Caboclo das Sete Encruzilhadas, Urubatão, Araribóia, Grajaúna, Araúna, Caboclo da Lua, Arruda, Aimoré, Ubá, Caçador, Arapuí, Japiassú, Junco Verde, Jabarí, Mata Virgem, Pena Branca, Pena Verde, Pena Azul, Pena Dourada, Rompe Folha, Rei da Mata, Guarani, Sete Flecha, Flecheiro, Folha Verde, Tupinambá, Tupaiba, Tapuia, Serra Azul, Paraguaçu, Cabocla Jurema.

Os Caboclos, de acordo, com planos pré-estabelecidos na Espiritualidade Maior, chegam até nós com alta e sublime missão de desempenhar tarefa da mais alta importância, por serem espíritos muito adiantados, esclarecidos e caridosos. Espíritos que foram médicos na Terra, cientistas, sábios, professores, enfim, pertenceram a diversas classes sociais, os Caboclos vêm auxiliar na caridade do dia a dia aos nossos irmãos enfermos, quer espiritualmente, quer materialmente. Por essas razões, na sua grande maioria, os Caboclos e os Pretos Velhos, foram determinados por Oxalá para serem os Guias-Chefes dos médiuns, ou melhor, representar o Orixá de cabeça do médium Umbandista.
Na Umbanda não existe demanda de um Caboclo para Caboclo, a demanda poderá existir de um Caboclo, entidade de luz, para com uma "kiumba" ou até mesmo contra um Exu, de pouca luz espiritual.

"Okê Caboclo, Okê Bambi Ôcrim"

Nenhum comentário:

Postar um comentário