sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Livros indicado


                                          DOUTRINA E TEOLOGIA DE UMBANDA SAGRADA
 Esta obra desempenha a função de um manual que traz um verdadeiro curso para os umbandistas e simpatizantes da Umbanda.
Tem por objetivo despertar os umbandistas para que desenvolvam uma consciência religiosa verdadeiramente de Umbanda e totalmente calcada em conceitos próprios, fundamentada na existência de um Deus único (Olorum) e na manifestação através de suas divindades (os sagrados Orixás ou Tronos de Deus). Release: Esta obra desempenha a função de um manual que traz um verdadeiro curso para os umbandistas e simpatizantes da Umbanda.

 Tem por objetivo despertar os umbandistas para que desenvolvam uma consciência religiosa verdadeiramente de Umbanda e totalmente calcada em conceitos próprios, fundamentada na existência de um Deus único (Olorum) e na manifestação através de suas divindades (os sagrados Orixás ou Tronos de Deus).

 Por isso, Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada desenvolverá um estudo Teológico que, se devidamente incorporado ao conhecimento já disseminado no meio umbandista, ajudará muito nessa uniformização das práticas rituais e do ensino doutrinário das tendas e na formação de uma consciência de Umbanda. Eis alguns dos inúmeros temas tratados neste livro: - História da Umbanda; - Umbanda: Uma Religião com seus Próprios Fundamentos; - Diferenças entre Umbanda, Candomblé e Kardecismo; - Mediunidade; - Pontos de Força e Oferendas; - A Gênese da Umbanda Sagrada; - Teogonia; - As Sete Linhas de Umbanda; - Mistérios de Umbanda; - Elementos de Magia; - Templo, Centro, Tenda ou Terreiro; - O Sacerdócio de Umbanda Sagrada, entre outros. Com o estudo deste livro, os umbandistas preencherão uma lacuna e terão uma chave para o entendimento da importância da sua religião.
                     
                                                     ABC DO OGÃ.


Este livro apresenta o universo do Ogã. Primeiramente, traz as explicações sobre os toques detalhados com as posições das mãos e locais de toques no atabaque, seguindo uma numeração cronológica e ritmada com as informações escritas do som.

Falando de marcação, toque Nagô, Ijexá, Angola, Congo, Barravento. Depois, mostram pontos específicos, alguns muito usados, como os de defumação e batimento de cabeça, e também outros, como os de toalhas, pemba e visita.

Em outra parte, apresenta os pontos mais usados, para as diversas linhas de Orixás e também às linhas dos mensageiros, como Caboclos, guias e entidades, acompanhados de uma breve explicação sobre o Orixá ou guia, com algumas saudações e sincretismos.

Todos os pontos estão classificados em sua categoria, como chamada, subida, firmeza, coroa demandados, agradecimento, saudação, etc., para que a pessoa que irá cantar tenha a exata noção do tipo de ponto a ser cantado no momento, para que não cante qualquer ponto a qualquer momento, e sim o ponto certo no momento certo para o guia certo, a fim de obter a maior força que o ponto possa oferecer.

Desenvolvido pelo mestre Severino Sena e publicado pela editora Madras

                                         Rituais com Ervas

Adriano Camargo, o Erveiro da Jurema, nos apresenta em Rituais com Ervas, uma forma dinâmica, simples e objetiva de trabalhar com os elementos da natureza em rituais de banhos, defumações, benzimentos e outras práticas que visam o bem estar de corpo, mente e espírito.

LIVRO | RITUAIS COM ERVAS: banhos, defumações e benzimentos. | Adriano Camargo, o Erveiro

Compras:  www.erveiro.com.br/locais-de-venda.html




Os Orixás na Umbanda e no Candomblé.

 Aqui, o trio de autores faz uma breve introdução sobre a história de Zélio de Moraes e a estruturação histórica da Umbanda no Brasil, além de citar a origem dos orixás, de acordo com o entendimento do conhecido autor Rubens Saraceni.

A seguir, fala a respeito de dez orixás (Oxalá, Iansã, Cosme e Damião, Ogum, Oxossi, Iemanjá, Oxum, Xangô, Nanã e Obaluaiê). A abordagem, padronizada, oferece: a lenda africana sobre o orixá, o resumo histórico do santo católico com o qual foi sincretizado, aspectos do sincretismo religioso, características do orixá e seus respectivos atributos (elemento, cor, mineral, ervas, saudações, dia da semana, data comemorativa, instrumentos de culto, etc), características dos filhos, pontos riscados e cantados, comida de santo, animais consagrados e obrigações.

Quanto ao último tópico, destaco o detalhismo e o desprendimento dos autores ao divulgar suas práticas e experiências, mas não posso deixar de lembrar que existem mil particularidades em cada Casa – o que inclui a forma como as obrigações são realizadas. De qualquer forma, acho que vale a pena aprender sobre vivências ritualísticas diferentes – ainda mais quando relatadas por irmãos com tanta experiência.

AUTORES: Diamantino Fernandes Trindade, Ronaldo Antonio Linares e Wagner Veneziani Costa.
EDITORA: Madras.


                                     CANTIGAS DE UMBANDA E CANDOMBLÉ.

Entre as décadas de 1970 e 1980, a Pallas Editora lançou seis pequenos livros que formaram a coleção Cantigas. Cada livro era dedicado a um grupo de entidades: caboclos, exús, boiadeiros, orixás, pretos-velhos e entidades do cemitério (encabeçadas pelo orixá Omolu).

 A coleção foi um grande sucesso, como provam as diversas reedições rapidamente esgotadas de todos os títulos. Chegou um momento, entretanto, em que tornou-se necessária uma renovação desse material. Desta observação nasceu a idéia de condensar os seis livretos em uma só obra.

Autor: Coletânea,
Editora: Pallas.


                                     HISTORIA DA UMBANDA.


Descrição: Foram 100 anos de muita luta para nós. Fiquei muito feliz em ter em mãos uma grande pesquisa sobre a nossa Umbanda, bem esclarecedora. Parabéns! - Lygia Cunha - neta de Zélio de Moraes e Presidente da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade Considero o livro do Alexandre uma referência fundamental para todos aqueles que queiram conhecer um pouco mais a fundo a história da Umbanda.
 Leonardo Cunha dos Santos - um trabalhador da Umbanda do Caboclo das Sete Encruzilhadas, bisneto de Zélio de Moraes Ah, como teria sido mais fácil o meu trabalho se nas décadas de 1950 e 1960 eu pudesse ter lido este livro. - Pai Ronaldo Linhares - Sacerdote de Umbanda, Presidente da FUGABC Espero que este livro torne-se fundamental para o estudo, tanto da história da Umbanda quanto dela própria como uma religião brasileira, fundada por um brasileiro.
 Pai Rubens Saraceni - Sacerdote de Umbanda, Médium Psicógrafo e Presidente do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda Alexandre Cumino nos presenteia com este livro. Fruto de pesquisa consistente de um religioso incansável, sensível e coerente. - Prof. Dra. Patrícia Ricardo de Souza Faculdades Integradas Claretianas, São Paulo Religião é indispensável para a vida, como bem afirma Riobaldo, em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para desendoidecer. Reza é que cura loucura.

É nesta perspectiva que se enquadra o excelente trabalho de Alexandre Cumino, que busca garantir a memória dos grandes feitos dos que fizeram e fazem a Umbanda contribuir para desendoidecer, muita gente. - Prof. Dr. Antônio Boeing - Coordenador do Curso de Bacharelado de Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas, São Paulo.











Este livro é o último lançamento de Rubens Saraceni - editora Madras .



                                     Umbanda - Rituais de Amaci com Oferendas e Orações

Descrição: O livro Umbanda – Rituais de Amaci com Oferendas e Orações é fundamental para que templos, terreiros, casas de caridade e centros de Umbanda conheçam um pouco mais sobre obrigações e oferendas, tendo como objetivo a apresentação de mais uma opção fundamentada de trabalho para os sacerdotes. Uma maneira simples e eficiente de iniciar a busca do ser humano pelo equilíbrio em sua vida, por meio da Umbanda Sagrada. 

Para isso, a autora descreve rituais, elementos da natureza e oferendas que um sacerdote pode utilizar em benefício dos seus filhos de fé e das pessoas que procuram os templos umbandistas em busca de evolução e equilíbrio espiritual, físico, cognitivo, mental ou emocional. Com uma proposta inovadora, demonstra, com detalhes, todo o ritual do batismo, incluindo cruzamentos e orações, para que o sacerdote possa realizá-lo nos novos médiuns umbandistas que participarem no templo sagrado, bem como os rituais do amaci, banho sagrado feito com ervas específicas de cada Orixá, preparado pelo sacerdote de Umbanda, que é dado no ori do filho e facilita seu contato com o Orixá. Além disso, o livro traz fotos de diversas oferendas.

Release: Domitilde Aparecida Pedro nasceu em 28 de julho de 1955, em São Paulo. Aos 7 anos, por causa de uma bronquite, a família foi orientada a levá-la para tomar banhos de mar e, nos domínios de Iemanjá, ela foi apresentada à Umbanda, por meio de uma gira em que foi benzida e curada. A partir daí, sua vida sempre se encontrou com a espiritualidade. Durante três anos foi adepta do Espiritismo, onde aprendeu sobre mediunidade, obsessão, desobssessão e todos os ensinamentos espíritas descritos pelo médium Alan Kardec. Após conhecer a Umbanda, participou de várias Casas, onde foi construindo sua trajetória na vida espiritual, até que, em 1998, conheceu Rubens Saraceni e foi apresentada à Umbanda Sagrada e à Magia Divina. No Colégio de Umbanda, concluiu seus 21 graus de magia e cursou o Sacerdócio. Em 2000, inaugurou a Tenda de Caridade Umbandista Pai Oxalá, onde desenvolve, aprimora e ensina os fundamentos da Umbanda Sagrada, pratica o sacerdócio e presta atendimento caritativo espiritual e material. Também ministra cursos de Magia Sagrada, Desenvolvimento Mediúnico, Benzimento, Ervas Sagradas e Pó Sagrado. A partir dos conhecimentos adquiridos durante essa caminhada, escreveu este livro com o objetivo de auxiliar a formação dos médiuns e sacerdotes por meio de orientações simples e eficientes para aumentar a qualidade de vida dos filhos, amigos e simpatizantes da Umbanda Sagrada. 

Escritora- Domitilde Aparecida Pedro      _        Editora Madras





                           


 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário