segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pontos na Umbanda

Na Umbanda, um dos mais importantes fundamentos é o ponto cantado, cantigas em louvor aos Orixás e as linhas de entidades trabalhadoras. Estes pontos são como mantras que evocam determinadas energias, servem para trazer as entidades como para se despedir delas, além de muitas outras finalidades. Selecionamos alguns dos mais tradicionais pontos cantados de cada linha para apresentá-los aqui.

Ponto de Firmeza 
Este ponto deve ser cantado após todo o ritual de abertura da gira; é o momento em que pedimos a permissão dos orixás que trabalharemos naquela gira para lidar com os mensageiros dele (Caboclo-Preto-Velho) .
Não podemos confundir esse ponto com o de firmeza do guia ou do médium este ponto é de firmeza da linha. 
Ex: Se vamos trabalhar com os caboclos de Oxóssi pedimos permissão a Oxossí e assim por diante.

Ponto de Coroa

Este é o segundo ponto a ser cantado nos trabalhos; é um ponto direcionado ao guia-chefe da casa. Naquela linha em muitas casas o guia-chefe incorpora neste momento, ai o ponto fica sendo como o de chamada para o guia-chefe, mas saibam que estamos cantando para o chefe da linha direcionado á coroa dele, pode ser um ponto com o nome ou falange dele.

Pontos de Chamada

Pontos cantados para que aconteça a incorporação nos médiuns, muitos chamam também de pontos de chegada. Para que aconteça a incorporação, não necessariamente temos de cantar o ponto de chamada, pois vemos que no durante os trabalhos, sempre acontece a incorporação e desincorporação, mesmo sem estarmos cantando os pontos para essa finalidade. Mas saibam que o correto é direcionar o trabalho e,no momento da incorporação cantar o ponto de incorporação (chamada).

Ponto de Saudação 
Cantamos este ponto durante os trabalhos para exaltar as forças e as qualidades de um determinado guia; algumas pessoas chamam essa classificação de ponto primitivo,mas nós consideramos que todos os pontos que falam ou são passados pelos guias são primitivos e o momento é que determina a classificação do ponto.

  Pontos de sustentação

 Este tipo de ponto é cantado para se comandar a gira,durante os trabalhos em si;são os pontos que cantamos para manter a sustentação energética da gira;pode ser ponto falando do guia,das forças do guia,de como ele trabalha,onde ele mora,como ele ajuda os filhos,pode ser ponto falando da falange a que pertence,pode direcionar para a coroa do guia ,pode saudar o guia,pois o momento é de sustentação energética .aqui entra a maioria dos pontos.

Pontos de subida

Pontos cantados para que aconteça a desincorporação dos guias nos médiuns. Também o classificam como ponto de partida ou despedida dos guias, mas o sentido é o mesmo.
Para todos os momentos dos nosso trabalhos existem pontos específicos a ser cantados.Os trabalhos na Umbanda são cantados desde o início,com defumação até o fechamento da gira ,por isso devemos buscar os pontos corretos para cada momento e não simplesmente cantar qualquer tipo de ponto.
Agindo dessa maneira, o Ogã vai comandar o trabalho dentro de uma ordem e de uma seqüencia cadenciada e com a movimentação de energias corretas, que são os principais objetivos e função de um Ogã dentro do terreiro.

Obs: Informações tirada do livro - ABC do Ogã Por Severino Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário