segunda-feira, 18 de março de 2013

Ferramentas


Ferramentas dos orixás.

Oxalá.

OPAXORÔ

Opaxorô é um apetrecho da cultura Nago-vodum em forma de "cajado", feito do cipó de uma planta chamada glyphaca lateriflora abraham ou de metal prateado numa forma estilizada, inerente aos Orixás oxalufan, muito utilizado no culto da água de oxalá.

O Opaxorô é um objeto indispensável na indumentária do orixá oxalá e na construção do igba oxalufan. Simboliza a criação do mundo, do homem e a sapiência dos anciãos, servindo de apoio para locomoção deste grande orixá que é o mais velhos de todos e considerado o pai da criação.



Oxossí

Ofá.




Ofá é um artefato metálico sagrado da cultura afro brasileiro que significa arco. Esse paramento é o símbolo principal do orixá Oxóssi, mas, também é utilizado por outros orixás do candomblé (Logunedé e Obá). Em conjunto com o Damatá (Flecha), representa a caça e o poder de fartura. Também na Umbanda ele é consagrado ao orixá Oxossí.

Xangô.

Oxé.
Oxé, um machado de duas lâminas, tradicionalmente feito em madeira, cobre, latão dourado ou bronze. Esse símbolo é também chamado como: ferramenta de Xangô arma de Xangô, adamaché e machado da justiça.






Obaluaiyê.

 XAXARÁ

Xaxará é um apetrecho da cultura afro brasileira, inerente aos Orixás Obaluayê, Omolu, Sakpata. Confeccionado com nervura da folha do dendezeiro, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta e cabaça, utilizado nos rituais do olubaje e opanije, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade, proporcionando a longevidade.


Nanã Buruquê.

Ibiri ou Ibíri é um apetrecho da cultura afro brasileira, inerente ao Orixá Nanã, indispensável em sua indumentária, geralmente visto em seu assentamento igba nanã. Confeccionado com nervura da folha do Iji opé e ichã, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta e cabaça. Utilizado nos rituais do olubaje e opanije, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade, proporcionando a longevidade.


Iansã.

Alfange ou espada de Iansã



Eruexim

Instrumento Sagrado da Orixá Iansã, Matamba ou Oya, independe da nação em que é cultuada. Esse Instrumento atemporal que ela carrega lhe confere poderes sobre o mundo dos vivos e mortos. Lhe outorga mover os ventos no mundo físico e encaminhar os mortos no mundo espiritual, parece com um abanador ou espanador, sempre confeccionado com crina do rabo de boi ou búfalo, que dizem os religiosos, ser o mais indicado, dado ser o animal de poder de Iansã o búfalo. As cerdas são arranjadas em chumaços colocados nos cabos em madeira ou metal, adornado com contas e búzios.
O eruexim integra indumentárias e assentamentos nos pejis.
Que a função especifica do eruexim na mão da Orixá é espantar os Eguns e promover os ventos, prerrogativas do Orixá a quem o objeto é símbolo.

Ade de Iansã = coroa de Iansã

 Esse é um modelo de coroa porem á outros tipos também.










Chifre de Búfalo.

O chifre de búfalo é muito utilizado pelos filhos de Iansã quando feitos seus pedido.Eles são consagrados em par  quando é solicitada a ajuda do Orixá as pessoas batem um contra o outro pois segundo dizem que seu som reproduz o barulho dos seus raios.

E essa sagrada orixá vem socorrer seus pedidos.




Oxum.

Abebé é um leque em forma circular, usado por Oxum quando feito em latão ou dourado, alguns podem trazer um espelho no centro, e usado por Iemanjá quando prateado, normalmente trazem desenhos simbólicos. Tais desenhos, são geralmente corações quando para Oxum, ou peixes, para Iemanjá. São utilizados nos rituais de Candomblé, Xangô do Nordeste, Xambá, Batuque, Omolokô.
Há algumas casas de Umbanda que usam as indumentárias dos orixás devido seu dirigente ter sido feito no candomblé.





Ade de Oxum = Coroa 












Iemanjá

Alfange de Iemanjá





Abebé 

Abebé de Iemanjá ele tem o formato de um peixe.








Ade de Iemanjá = Coroa 



EXÚ E POMBAGIRA

Tridentes = Garfo.

Quando falamos no tridente alguns pensam ser uma forma do mal, mas isso não é verdade desde o primórdio da natureza Deuses e Tridentes já se misturavam, videm Poseidon o Deus dos Mares. O Tridente é o Símbolo do Poder e assim é com Exu. O Significado do Tridente de Exu na Umbanda é explicado no 

seguinte texto.:

"O tridente é uma simbologia magisticas do ternário em conjunção com a mãe terra, ou seja representa as três pontas voltadas para cima, buscando alcançar o limiar das alturas e com isso, a evolução espiritual que se faz necessário a todos os seres, quer sejam encarnados, quanto desencarnados, e sendo que a sua base vai a terra, é indicativo que essas entidades (Exús e Pombagiras) estão atreladas à vida mundana da terra e com ela buscam a sabedoria e o equilíbrio necessário para que assim possam crescer materialmente.

 O tridente em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o ar água e fogo devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento terra (que é associado simbolicamente pelo numero 4) devido a haste central que tem como base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita.
Diz-se que o Tridente em curva (Vermelho) é de Pomba-Gira e o Reto (Preto) é o de Exu, mas na verdade os Tridentes Curvos são de entidades do Fogo e do Ar e os Retos de Exús
 da Água e da Terra.







10 comentários:

  1. Como comprar um adja de omulu com vcs

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de adquirir uma Alfange ou espada de Iansã. Como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feiras e geralmente tem casa q vende artigos religiosos,ou então vc encomenda com um ferreiro mostra o modelo e faz.

      Excluir
  3. Faço lembrancinha e imagem de orixás e catiços.
    Façam seus orçamentos wats.
    13.997524473
    Fernanda
    Muito axé para todos🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia estou procurando um texto simplificado para fazer uma apresentação sobre as ferramentas dos orixás na umbanda poderia humildimente conseguir pra mim por favor?
    Pode colocar a fonte de onde foi extraído o conteúdo que divulgo!

    Agradeço desde já!
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir