Ferramentas dos orixás.
Oxalá.
OPAXORÔ
Opaxorô é um apetrecho da cultura Nago-vodum em forma de
"cajado", feito do cipó de uma planta chamada glyphaca lateriflora
abraham ou de metal prateado numa forma estilizada, inerente aos Orixás oxalufan,
muito utilizado no culto da água de oxalá.
O Opaxorô é um objeto indispensável na indumentária do
orixá oxalá e na construção do igba oxalufan. Simboliza a criação do mundo, do
homem e a sapiência dos anciãos, servindo de apoio para locomoção deste grande
orixá que é o mais velhos de todos e considerado o pai da criação.
Oxossí
Ofá.
Ofá é um artefato metálico sagrado da cultura afro brasileiro
que significa arco. Esse paramento é o símbolo principal do orixá Oxóssi, mas,
também é utilizado por outros orixás do candomblé (Logunedé e Obá). Em conjunto
com o Damatá (Flecha), representa a caça e o poder de fartura. Também na Umbanda ele é consagrado ao orixá Oxossí.
Xangô.
Oxé.
Oxé, um machado de duas lâminas, tradicionalmente feito em
madeira, cobre, latão dourado ou bronze. Esse símbolo é também chamado como:
ferramenta de Xangô arma de Xangô, adamaché e machado da justiça.
Obaluaiyê.
XAXARÁ
Xaxará é um apetrecho da cultura afro
brasileira, inerente aos Orixás Obaluayê, Omolu, Sakpata. Confeccionado com
nervura da folha do dendezeiro, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta
e cabaça, utilizado nos rituais do olubaje e opanije, tem finalidade de afastar
os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias
negativas da comunidade, proporcionando a longevidade.
Nanã Buruquê.
Ibiri ou Ibíri é um apetrecho da cultura afro brasileira,
inerente ao Orixá Nanã, indispensável em sua indumentária, geralmente visto em
seu assentamento igba nanã. Confeccionado com nervura da folha do Iji opé e
ichã, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta e cabaça. Utilizado nos
rituais do olubaje e opanije, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns)
para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade,
proporcionando a longevidade.
Iansã.
Alfange ou espada de Iansã
Eruexim
Instrumento Sagrado da Orixá Iansã, Matamba ou Oya,
independe da nação em que é cultuada. Esse Instrumento atemporal que ela
carrega lhe confere poderes sobre o mundo dos vivos e mortos. Lhe outorga mover
os ventos no mundo físico e encaminhar os mortos no mundo espiritual, parece
com um abanador ou espanador, sempre confeccionado com crina do rabo de boi ou búfalo,
que dizem os religiosos, ser o mais indicado, dado ser o animal de poder de
Iansã o búfalo. As cerdas são arranjadas em chumaços colocados nos cabos em
madeira ou metal, adornado com contas e búzios.
O eruexim integra indumentárias e assentamentos nos pejis.
Que a função especifica do eruexim na mão da Orixá é
espantar os Eguns e promover os ventos, prerrogativas do Orixá a quem o objeto
é símbolo.
Ade de Iansã = coroa de Iansã
Chifre de Búfalo.
O chifre de búfalo é muito utilizado pelos filhos de Iansã quando feitos seus pedido.Eles são consagrados em par quando é solicitada a ajuda do Orixá as pessoas batem um contra o outro pois segundo dizem que seu som reproduz o barulho dos seus raios.
E essa sagrada orixá vem socorrer seus pedidos.
Oxum.
Abebé é um leque em forma circular, usado por Oxum quando
feito em latão ou dourado, alguns podem trazer um espelho no centro, e usado
por Iemanjá quando prateado, normalmente trazem desenhos simbólicos. Tais
desenhos, são geralmente corações quando para Oxum, ou peixes, para Iemanjá.
São utilizados nos rituais de Candomblé, Xangô do Nordeste, Xambá, Batuque,
Omolokô.
Há algumas casas de Umbanda que usam as indumentárias dos orixás devido seu dirigente ter sido feito no candomblé.
Ade de Oxum = Coroa
Iemanjá
Alfange de Iemanjá
Abebé
Abebé de Iemanjá ele tem o formato de um peixe.
Ade de Iemanjá = Coroa
EXÚ E POMBAGIRA
Tridentes = Garfo.
Tridentes = Garfo.
Quando falamos no tridente alguns pensam ser uma forma do
mal, mas isso não é verdade desde o primórdio da natureza Deuses e Tridentes já
se misturavam, videm Poseidon o Deus dos Mares. O Tridente é o Símbolo do Poder
e assim é com Exu. O Significado do Tridente de Exu na Umbanda é explicado no
seguinte texto.:
"O tridente é uma simbologia magisticas do ternário em
conjunção com a mãe terra, ou seja representa as três pontas voltadas para
cima, buscando alcançar o limiar das alturas e com isso, a evolução espiritual
que se faz necessário a todos os seres, quer sejam encarnados, quanto
desencarnados, e sendo que a sua base vai a terra, é indicativo que essas
entidades (Exús e Pombagiras) estão atreladas à vida mundana da terra e com ela
buscam a sabedoria e o equilíbrio necessário para que assim possam crescer materialmente.
O tridente em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o ar água e
fogo devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento terra (que é
associado simbolicamente pelo numero 4) devido a haste central que tem como
base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita.
Diz-se que o Tridente em curva (Vermelho) é de Pomba-Gira e
o Reto (Preto) é o de Exu, mas na verdade os Tridentes Curvos são de entidades
do Fogo e do Ar e os Retos de Exús
da Água e da Terra.
dahora
ResponderExcluirComo comprar um adja de omulu com vcs
ResponderExcluirGostaria de adquirir uma Alfange ou espada de Iansã. Como faço
ResponderExcluirFeiras e geralmente tem casa q vende artigos religiosos,ou então vc encomenda com um ferreiro mostra o modelo e faz.
ExcluirMacumba
ResponderExcluirKade o Ogó de Esú
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirFaço lembrancinha e imagem de orixás e catiços.
ResponderExcluirFaçam seus orçamentos wats.
13.997524473
Fernanda
Muito axé para todos🙏
Como faço para comprar de vcs?
ResponderExcluirBom dia estou procurando um texto simplificado para fazer uma apresentação sobre as ferramentas dos orixás na umbanda poderia humildimente conseguir pra mim por favor?
ResponderExcluirPode colocar a fonte de onde foi extraído o conteúdo que divulgo!
Agradeço desde já!
Agradeço desde já!