ALGUIDÁ,= Alguidar ou Agdá vasilha circular feita de barro
(Argila), utilizado nos rituais das religiões afro-brasileiras para fazer
assentamentos "igba orixa" ou oferendas dentro do terreiro aos
Orixás, caboclos e Exús.
Utensílio muito utilizado na culinária baiana, encontrado na
Feira de São Joaquim e produzido recôncavo baiano, também usado como objeto de
decoração. Também chamado pelo povo de santo de oberó
Temos o alguidá cru e o vitrificado que é com verniz.
Dica; Quando você for trabalhar com uma alguidar sem verniz e tiver que colocar alguma bebida . Primeiro molhe ele com bastante água para que ele possa absorve-lá assim quando for fazer seu trabalho o barro não irá consumir o liquido que estiver dentro.durando assim muito mais tempo.
Pratos de barros.
Geralmente são utilizados para colocar oferendas para Ogum, Baianos,
Boiadeiros, preto - velhos .
QUARTINHAS PARA
ORIXÁS,ANJO DA GUARDA E EXÚS .
Tanto na umbanda como no candomblé as
quartinhas são amplamente usadas dentro dos ritos religiosos que compõem os
costumes de cada casa. Servem para assentar ou firmar orixás ou guias de
trabalho conforme a necessidade da casa ou do médium que realiza o ato
religioso.
De acordo com o que aprendi um dos fundamentos que está por trás das quartinhas é o seu formato que se repararmos bem se assemelha ao do útero materno, onde se aloja a o embrião para seu desenvolvimento após a concepção.
Quando assentamos ou firmamos uma força divina (orixás) ou um guia de luz em uma quartinha estamos oferecendo a eles condições para desenvolverem seu trabalho ou suas forças e assim irradiem pra nós tudo de bom que possam oferecer de bom de acordo com nosso merecimento.
Quanto a forma de fazer ou que tipo usar cada casa tem um fundamento, cada dirigente aprendeu de um jeito eu por ter passado por algumas casas ao longo de minha trajetória espiritual aprendi de duas formas.
Uma delas é que independente se firmeza ou assentamento para orixás ou guias masculinos usamos a quartinha sem asa e para orixás e guias femininos quartinhas com asas.
De acordo com o que aprendi um dos fundamentos que está por trás das quartinhas é o seu formato que se repararmos bem se assemelha ao do útero materno, onde se aloja a o embrião para seu desenvolvimento após a concepção.
Quando assentamos ou firmamos uma força divina (orixás) ou um guia de luz em uma quartinha estamos oferecendo a eles condições para desenvolverem seu trabalho ou suas forças e assim irradiem pra nós tudo de bom que possam oferecer de bom de acordo com nosso merecimento.
Quanto a forma de fazer ou que tipo usar cada casa tem um fundamento, cada dirigente aprendeu de um jeito eu por ter passado por algumas casas ao longo de minha trajetória espiritual aprendi de duas formas.
Uma delas é que independente se firmeza ou assentamento para orixás ou guias masculinos usamos a quartinha sem asa e para orixás e guias femininos quartinhas com asas.
Geralmente as de louças são destinadas aos orixás da direita e anjo da guarda já as de barro são destinadas a linha da esquerda.
Dentro de algumas casas cada cor de quartinha corresponde a um orixá. O branco serve tanto para Oxalá quanto para nosso anjo de guarda.
Gamela:
É uma vasilha com a forma de uma tigela ou bacia,
esculpida em madeira retirada de árvores cuja madeira é macia, um exemplo é a
gameleira. Geralmente é muito utilizada para oferendar o Orixá xangô com suas comidas.
Porem também podemos utilizar para colocar ervas etc.
Bacia de Ágata :
Ela pode ser utilizada para fazer banhos,ofertar comida para orixá, como instrumento religioso para batizados e amacis.
Assim, como também tem pratos,e canecas.
Igbás.
AGOGÔ .
O agogô é um instrumento musical idiofone, compõe-se de duas até 4 campânulas de ferro, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelas vértices.
Bacia de Ágata :
Ela pode ser utilizada para fazer banhos,ofertar comida para orixá, como instrumento religioso para batizados e amacis.
Assim, como também tem pratos,e canecas.
Igbás.
Os Igbás Orixa ou Ibás são os famosos assentamentos de
Orixá, Esses Igbás são formas de representar um orixá dentro da cultura
Africana.
Nesses Igbás são fixadas energias dos orixás,
particularizando com a energia de cada um Individuo.
Nesses Assentamentos são colocados Apetrechos
característicos dos Orixás, São feitos esses Igbás na Feitura de santo e pode
dar continuidade durante a vida religiosa desse Yawô ou Cargo.
Ao lado desses assentamentos tem sempre uma Quartinha ou
Quatinhões que contenham dentro o líquido da vida, chamado pelo povo de santo
Omin (Água).
Cada igba orixa é uma representação material e pessoal,
simbolizando a captação de energia oriundo da natureza, ligado aos orixás
correspondentes e sempre emanando energias para seus adeptos e crentes.
A criação desses assentamentos é vista no Jogo de Búzios
e uma série de coisas são feitas para que esse assentamento (Igbás) seja
válido.
No caso da morte da pessoa, o seu Igbá é despachado
(desmontado) por um sacerdote.
Cada orixá tem seu igbá.
ADJÁ
Na Umbanda o adjá é utilizado em vários momentos, no desenvolvimento mediúnico, quando se prepara o amaci,a oferenda para os Orixás. Só pode ser usado pelo Dirigente Espiritual ou por alguém de extrema confiança do Dirigente.
Na Umbanda o adjá é utilizado em vários momentos, no desenvolvimento mediúnico, quando se prepara o amaci,a oferenda para os Orixás. Só pode ser usado pelo Dirigente Espiritual ou por alguém de extrema confiança do Dirigente.
Campainha desbloqueadora dos campos mentais, ao ser tocado saem faíscas e raios,
é propagador de energias, e pode ser usado para abençoar os filhos, fazer a
limpeza das energias do Congá.
Geralmente o adjá é feito em 3 tipos de material: Latão, Aço
e Cobre.
No Desenvolvimento Mediúnico quando tocado próximo ao
médium que está se desenvolvendo faz com que o Orixá ou Guia Espiritual se
aproxime mais da incorporação,fazendo com que o médium adormeça o
mental,deixando tosos os pensamentos de lado e se conectando com o Astral
Superior,também é utilizado para decantar energias nocivas ao médium.
No Amaci e nas Oferendas serve para concentrar a energias
dos Orixás.
Pode ter de 1,3,5 ou 7 campainhas e é Consagrado ao Orixá
de Cabeça do Dirigente Espiritual,quem determina quantas sinetas são os Guias
Chefe do Terreiro.
Adjá para cada Orixá:
Pai Oxalá - Prata
Mãe Oiá - Logunan -Prata.
Mãe Oxum - Cobre.`
Pai Oxumarê - Cobre
Pai Oxóssi - Latão(amarelo)
Mãe Obá - Branco.
Pai Xangô - Cobre.
Mãe Yansã - Latão(dourado)
Pai Ogum - Prata
Mãe Egunitá - Cobre
Pai Obaluaiê - Prata
Mãe Nanã Buruquê - Prata.
Mãe Yemanjá - Prata.
Pai Omulú - Prata
O adjá é um instrumento folclórico afro-brasileiro,
idiofone, espécie de campainha de metal, simples ou dupla, também conhecido por
campa ou sineta.
Usado no candomblé da Bahia e, com o nome de xere, no
xangô de Pernambuco, tem a função de invocar os orixás, chamar os crentes para
o ritual de “dar comida” ao santo, ou para reverenciá-lo, além de acompanhar as
danças e os toques de atabaque; o mesmo que já.
Ainda nos candomblés da Bahia, designa um instrumento
formado por duas campas, com seixos ou sementes no interior, ligadas por um
cabo de metal; o mesmo que maracá.
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.
O agogô é um instrumento musical idiofone, compõe-se de duas até 4 campânulas de ferro, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelas vértices.
Para se tirar som desse instrumento bate-se com uma baqueta
de madeira nas duas bocas de ferro, também chamadas de campânulas, do
instrumento.
Na religião.
Um agogô de metal preto com uma baqueta.
Pode ser composto de duas ou três campânulas presas por uma
haste de ferro, pertence ao Orixá Ogum, usado no candomblé onde também é
chamado de Gã e em outras religiões afro-brasileiras, por isso é o primeiro
instrumento que deve ser tocado nas liturgias dos cânticos. Como é um objeto
sagrado, antes do seu uso deve passar por rituais litúrgicos de consagração,
isso implica banho de folha, ervas, sacrifícios vegetais, animais e minerais
para adquirir o (axé) "força vital" no sentido de interferir no
transe dos iniciados. No candomblé é tocado com o aguidavi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário